quinta-feira, 25 de maio de 2017

Lagoa

História do concelho de Lagoa
Lagoa, terra de múltiplas atrações, deve o seu topónimo às lagoas existentes um pouco a leste do atual núcleo urbano. Durante longo período, foi lugar ilustre do termo de Silves, sendo-lhe reconhecida autonomia administrativa a 16 de Janeiro de 1773, no âmbito da reforma operada no reinado de D. José, que procurou inverter o estado de estagnação económica de que o Algarve era alvo. Este plano de “Restauração”, como é designado nas fontes da época, traduziu-se num conjunto coerente de medidas legislativas de carácter económico e administrativo. Foi neste cenário que foi elevada à condição de vila a sua principal povoação, Lagoa.
A carta régia colocou sob jurisdição do novo termo de Lagoa os lugares de Estômbar, Ferragudo e Mexilhoeira da Carregação. Porches só viria a ser integrado no ano de 1834. O mesmo alvará elevou também Monchique, sendo que os dois novos termos passaram a repartir entre si parte do território pertencente ao vasto e empobrecido termo de Silves. Simultaneamente, Vila Nova de Portimão foi elevada à categoria de cidade, destinando-se para essa localidade a sede do novo bispado, apesar de nunca se ter concretizado. A nova organização administrativa refletia o fomento económico que se pretendia incutir na região.
Se de Monchique, local de passagem entre o Alentejo e o Algarve, interessava extrair a madeira de castanho, e de Portimão interessavam os bons portos marítimos por onde escoar a produção agrícola da serra, de Lagoa interessava o posicionamento estratégico, por onde passavam importantes eixos viários, e a grande potencialidade piscatória e agrícola que interessava revitalizar. Em meados do século XIX João Baptista da Silva Lopes descrevia-a como “bosque continuado de frondosas oliveiras, amendoeiras, alfarrobeiras e figueiras com extensas várzeas, que produzem muito trigo” e de “largas vinhatarias entre os figueirais” (LOPES, 1841).
Desde então, e gradualmente, o concelho consolidou-se e viu a sua população crescer exponencialmente, tendo sido decisivo o alvará pombalino de 1773. O papel de prosperidade e dinamismo que a  pesca, a vinha e a indústria de conservas piscícolas trouxeram a Lagoa nos finais do século XIX e primeiras décadas do século XX é hoje desempenhado pelo turismo e por uma crescente diversidade de actividades que inserem a cidade, assim declarada a 19 de Abril 2001, e o seu território concelhio, num moderno Algarve muito distinto daquele em que emergiu.
A considerável riqueza em vestígios arqueológicos, na qual se destaca a estação pré-histórica da Caramujeira, descoberta em 1974, cujos menires são amplamente conhecidos do panorama científico, têm resultado de uma série de trabalhos arqueológicos que têm valorizado Lagoa neste campo. Nota de destaque merece o levantamento arqueológico que Mário Varela Gomes, João Luís Cardoso e Francisco Alves realizaram, o qual foi publicado pela câmara municipal em 1995, que registou perto de duas centenas de sítios, achados e outras materialidades com interesse para a arqueologia. Os últimos 20 anos trouxeram consigo novas descobertas, pelo que a cartografia arqueológica do concelho está em permanente atualização.
O património natural de Lagoa não fica aquém da riqueza da sua história. Aliás, esta é a uma das suas imagens de marca. Quem visita Lagoa depara-se com paisagens magníficas coloridas por caprichosos rochedos, arribas recortadas pelo mar e moldadas pelos agentes atmosféricos, praias de areia fina ... ou seja todo um cenário idílico. A especificidade na proximidade do mar, com os benefícios resultantes da pesca, salinicultura, praias amenas, potencial agrícola e turístico, acrescida das boas condições climáticas, constitui o motivo da atracção de populações desde os tempos pré-históricos aos nossos dias.
Implantado na zona ainda correspondente ao Barlavento Algarvio, compreendido entre os concelhos de Portimão e Silves, o concelho de Lagoa ocupa hoje uma área de 89 Km2. Nele residem, de acordo com os Censos de 2011, 23.048 pessoas, entre elas muitos cidadãos estrangeiros. O feriado municipal é comemorado a 08 de Setembro.
Monumentos Classificados:
- Igreja de S. Tiago (matriz), Estômbar - Monumento Nacional
- Forte de S. João do Arade, Ferragudo - Imóvel de Interesse Público
- Forte e Capela de Nª. Sª. da Rocha, Porches - Imóvel de Interesse Público
                                         Resultado de imagem para associacoes de lagoa algarve

Convento S. José- Lagoa
um verdadeiro espaço de cultura viva na Cidade










Orientado por uma Ordem Religiosa de Freiras Mendicantes, o Convento de S. José destinava-se ao recolhimento (das religiosas e ao acolhimento) de crianças abandonadas. Em 1899 passou a funcionar como colégio de meninas, sob a orientação de um grupo de religiosas dominicanas, fechando, finalmente, as suas portas em 1910. Em finais da década de 80 a autarquia procedeu à elaboração de um projecto de intervenção global visando a recuperação e adaptação do edifício para fins culturais. Desde 1993, passou a albergar um dos pólos da atividade cultural da cidade.

São pontos de interesse, a par das exposições patentes ao público, a Capela de S. José, de onde se destacam as magníficas talhas douradas, oriundas da Capela do Compromisso Marítimo de Lagos, o Claustro, que com regularidade é palco de acontecimentos sociais e culturais e a Roda dos Expostos.  Destacam-se ainda, a Torre Mirante, estrutura quadrangular que se destaca do corpo do edifício, e um menir colocado no pátio de entrada, que testemunha a ocupação do concelho desde há cerca de 4.000 a 5.000 anos.

                                               Resultado de imagem para convento são josé lagoa


Sitio das Fontes
O Parque Municipal do Sítio das Fontes está instalado num terreno com cerca de 18 ha, pertencente ao Município de Lagoa.
É um local bastante especial porque, apesar da sua pequena área, podemos aqui encontrar uma grande diversidade de ambientes representativos da paisagem mediterrânica – o sapal, o paúl, o matagal, uma pequena lagoa temporária, zonas agrícolas abandonadas e os planos e linhas de água.

Constitui também um acontecimento importante do ponto de vista geológico pela presença das nascentes e proximidade do rio Arade.
É também interessante do ponto de vista histórico-cultural porque existem vestígios de atividades humanas que datam de tempos remotos. Os dois moinhos de água são os testemunhos mais eloquentes dessa atividade. A antiguidade de pelo menos um deles, está documentada no “Livro do Almoxarifado de Silves”, do Séc. XV, que se refere a uma “(...) açenha das fontes em que fez Vicente Pirez huu moynho (...)”.                          
Restam cerca de uma vintena de moinhos ao longo do rio Arade, entre Portimão e Silves, quase todos em mau estado ou reduzidos a ruínas, mas que atestam bem a importância que tinham outrora para a economia local.
É assim que, dada a sua beleza natural e importância ecológica, a existência de várias nascentes de grande caudal e o património histórico-cultural, tem sido tradicionalmente utilizado pelas populações locais para actividades de lazer, comemoração de datas festivas, contacto com a natureza, etc.

                              Resultado de imagem para sitio das fontes







Associações no concelho 

Resultado de imagem para grupo desportivo de lagoaResultado de imagem para che lagoense
Resultado de imagem para adr ccs







Festividades

black and white party dia 17 de Junho em Carvoeiro
mercado das culturas a luz das velas "rota de seda" de dia 6 a 9 de Julho, lagoa
Fatacil de 18 de Agosto a 27 de Agosto



Gastronomia
Sabores da nossa terra

Lagoa banqueteia-nos com a sua sui géneris gastronomia, regada pelo mais afamado vinho da região – Lagoa
Para além da apetitosa sardinha assada, aprecie as perfumadas sopas de peixe a que não falta a folha de louro, o ensopado de peixe ou a caldeirada.
Não deixe de degustar os famosos carapaus alimados, a feijoada de buzinas, as papas de milho, as pitorescas receitas de carne de borrego, à moda arabesca e tantas outras especialidades, cujos segredos as ancestrais cozinheiras vão confidenciando no entardecer de suas vidas. Prazeres de uma cozinha típica a que se juntam os doces de amêndoa e figo.
















           
info: Lagoa
















Sem comentários:

Enviar um comentário